Falta de Provas, Harlan Coben

16 abril 2013

1ªs páginas
Haley McWaid não é o tipo de adolescente que se meta em sarilhos. Por isso, quando uma noite não regressa a casa e três meses se passam sem que haja notícias suas, toda a gente na comunidade teme o pior. Wendy Tines é uma jornalista que desmascara predadores sexuais no seu programa de televisão. O seu alvo mais recente é Dan Mercer - que, ao que tudo indica, está envolvido no desaparecimento de Haley McWaid. Mas o instinto de Wendy diz-lhe que algo não bate certo. E se tiver denunciado o homem errado?
Finalmente, uma leitura compulsiva da primeira à última página, que me encheu as medidas e que me fez sentir vontade de andar sempre com o livro atrás de mim para ler mais um "bocadinho"!
Sempre que me perguntam por autores preferidos ou por sugestões a nível de thriller, Coben é o primeiro nome que me ocorre, precisamente pelo prazer que sinto ao ler os livros dele. São leituras compulsivas, com um ritmo rápido, uma intriga envolvente e algumas reviravoltas que surpreendem e, acima de tudo, prendem o leitor à história.
Além do suspense e ritmo que Coben imprime às suas histórias, tem ainda a habilidade de introduzir temas atuais e interessantes na intriga. Neste livro aborda a questão da fragilidade de qualquer pessoa perante a globalização e o poder da Internet na criação e credibilização de rumores e de falsos testemunhos, algo que me fez refletir e me deixou muito mais atenta e crítica a todo o universo de redes sociais e afins. Na intriga, este aspecto pode parecer secundário, mas a mim pareceu-me ser a questão fulcral e subjacente a tudo o resto.
Depois, há também a mestria com que o autor vai inserindo um pormenor aqui e outro ali que parecem insignificantes, mas que acabam por ser essenciais para se encaixar todas as peças, o que só acontece mesmo no final. 
Nos livros de Coben, nada acontece por acaso, não há pontas soltas e os "iscos" que o autor vai lançando servem para prender à história, mas também para levar à criação de teorias e hipóteses que serão gradualmente descartadas (ou não), até ao momento final em que as suspeitas se confirmam e/ou há surpresas. Seja como for, Coben não defrauda o leitor e consegue mesmo surpreender.
Sobre a história concretamente, não faz sentido eu falar muito, pois a magia de um bom thriller está mesmo no que não se sabe, mas que se vai descobrindo ao longo da leitura. Quanto a isso, a sinopse diz o suficiente para despertar a curiosidade e cabe ao leitor decidir ou não embarcar nesta viagem.
Apesar de Desaparecido Para Sempre continuar a ser o meu preferido, este Falta de Provas merece também estar no topo das minhas preferências, quanto mais não seja pelo novo fôlego que deu às minhas leituras. Coben, mais uma vez, criou uma história com um equilíbrio perfeito entre ação, suspense e mistério que me deu muito prazer ler e cujo final me fez sorrir, com direito ao meu momento "ahah, bem me parecia..." 
A minha melhor leitura, até agora, de 2013 e mais um thriller imperdível de Harlan Coben.

1 comentários:

Guerreiro disse...

Tenho que dar outra oportunidade ao Coben... Tenho um livro emprestado "morte no bosque" por ler, a ver se gosto. ;)
Beijinhos!!

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.