A Profecia Romanov, Steve Berry

25 abril 2011

Editora: Dom Quixote
Páginas: 428
Categoria: Mistério, Thriller

"No dia 16 de Julho de 1918 o czar Nicolau II e toda a sua família são executados a sangue-frio, mas quando em 1991 se exumam os seus restos mortais descobre-se que faltam os cadáveres de dois dos seus filhos. Hoje, após a queda do comunismo, o povo russo decide democraticamente regressar à monarquia. E o novo czar será escolhido entre os parentes afastados do antigo Nicolau II.

Quando o advogado americano Miles Lord é contratado para investigar um dos candidatos vê-se envolvido numa trama para descobrir um dos grandes enigmas da História: o que realmente aconteceu à família imperial.

A sua única pista é uma críptica mensagem nos escritos de Rasputine que anuncia que aquele cruel capítulo não será o único na lenda dos Romanov. As consequências desta profecia serão devastadoras para o futuro do czar e para a mãe Rússia, mas também para o próprio Miles."
Há anos que este autor esperava a sua vez pacientemente na minha pilha de livros por ler. Tendo que escolher uma das suas obras, para mim a base desta era irresistível, dado que tenho um certo fascínio por tudo o que envolve uma parte da história russa, principalmente a época dos czares e o mistério que envolve os acontecimentos em redor da família Romanov.
 
Tendo já lido as obras de Robert Alexander que se debruçam sobre o mesmo tema, deparar com uma obra que associava um thriller no presente ao mistério do passado parecia-me uma boa premissa para uma excelente leitura.
 
A articulação dos dados que vão surgindo sobre os acontecimentos passados com a aventura do presente está bem conseguida. Só achei um pouco estranho Miles não suspeitar de um dos responsáveis até ao final e mesmo esse final pareceu-me um pouco forçado.
 
No geral, gostei bastante da escrita e da forma como a acção se foi desenrolando. Não posso dizer que me tenha enchido totalmente as medidas, mas foi uma leitura que avançou bem e que recomendo aos fãs de livros de aventura com um cheirinho de História. (L)

1 comentários:

Miguel Pestana disse...

Gostei deste livro, mas para mim o melhor livro de Steve Berry é "O Terceiro segredo".É brilhante.

Já li tb "O legado dos templários" e aconselho tb.

Boas leituras

Enviar um comentário

Blog contents © BiblioMigalhas 2010. Blogger Theme by Nymphont.